Prefeitura de Bataguassu orienta população a manter medidas de prevenção ao novo coronavírus

Ascom/PMB


Diante do registro de três óbitos ocorridos no decorrer desta semana, em Bataguassu, por complicações relacionadas a Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde orienta os munícipes para que procurem atendimento médico o mais rápido possível assim que apresentarem sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. Manter medidas preventivas também é recomendado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Geison dos Santos Nascimento, em alguns casos, a demora na busca pelo atendimento médico pode ocasionar agravo no caso clínico.

"Como a Covid-19 é uma doença respiratória e provoca sintomas semelhantes aos da gripe ou resfriado, alguns pacientes acreditam que possa ser algo leve. No entanto, o Novo Coronavírus compromete muito rapidamente as funções respiratórias e pulmonares. A agilidade no atendimento pode salvar vidas. Por isso, é preciso que a qualquer sintoma, um médico seja procurado para diagnosticar o paciente e se assim for necessário, o teste de Covid-19 ser realizado", explica.

Nascimento esclarece que o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as orientações voltadas aos comerciantes, distribuindo protocolos a serem seguidos para cada tipo de estabelecimento e aumentando a fiscalização, em especial, no que se refere ao cumprimento do toque de recolher que está em vigor em todo Estado. "Estamos também com uma campanha voltada a conscientização da Covid-19 abrangendo os veículos de comunicação e vale destacar que além do toque de recolher, a obrigatoriedade do uso de máscara permanece em vigor no município e precisa ser cumprido pelos munícipes", acrescenta. 

O secretário lembra que apesar de iniciada a vacinação em combate ao vírus em todo País, levará tempo para que toda a população seja imunizada. Ele salienta que para que o município tenha sucesso no controle da pandemia é fundamental que a população tenha consciência de que o vírus segue circulando. 

"Não é momento de relaxar. Todos os cuidados devem ser mantidos, como evitar aglomerações e manter os hábitos de higiene. Só assim conseguiremos evitar novos contágios", finaliza.

O que é a Covid-19

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo Coronavírus. O novo agente do coronavírus foi descoberto no final de 2019 e provoca sintomas e sinais semelhantes aos da gripe ou resfriado. 

Quais são os sintomas

Tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar

Como é transmitido

Toque do aperto de mão; Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Como se proteger

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto;
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa;
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar;
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!